sábado, 27 de maio de 2017

Aula 11 - Vigilância em saúde do trabalhador

Olá!

A aula de hoje foi com os profs. José Carlos e Rosemairy do CEREST. Foram levantadas algumas questões acerca da discussão da saúde do trabalhador:

- Qual o conceito de saúde do trabalhador?

- Quais os riscos relacionados ao trabalho? O excesso de horas extras é um risco?

- Todos os acidentes de trabalho são preveníveis? Quando é negligência?

- Por que muitas doenças, físicas e mentais, nem sempre são reconhecidas como consequência da condição de trabalho?

- Há maior risco no trabalho formal ou informal?

- De que forma a terceirização dos serviços aumento o risco de acidentes de trabalho?

- Qual o papel da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Ambiental nesse contexto?

- Como deve ser constituída a equipe de Vigilância em Saúde do trabalhador? Que profissionais devem fazer parte?

- Qual a importância das doenças ocupacionais serem de notificação compulsória?

- Há alguma relação entre a redução do quadro de funcionários e o aumento dos acidentes de trabalho? E a falta de preparo e treinamento?

- Foi comentado que a trágica realidade de muitos trabalhadores não ganha espaço nos meios de comunicação e não causa indignação da sociedade. Você concorda com essa frase?

- O que poderia ser feito como medida de vigilância em saúde para a prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores?

- Por que a saúde do trabalhador é uma questão intersetorial?

- O que é a Política Nacional de Saúde do Trabalhador?

- O que são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador? Quais suas competências?

3 comentários:

  1. Grupo: Letícia Tizeu, Letícia Malagutti, Gabriela Murizine, Felipe Daiko, Rodrigo Meirelles e Thiago Henrique.
    A saúde do trabalhador consiste em um conjunto de atividades que objetivam promoção e proteção à saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, a intersetorialidade é fundamental, considerando os riscos à saúde dos trabalhadores que podem estar atrelados as atividades de trabalho realizadas em seu cotidiano.
    As atividades de um trabalho podem oferecer diversos riscos, a depender da função desempenhada. Desde riscos físicos, como acidentes, e até riscos psicológicos, como por exemplo, fadiga causada por jornadas de trabalho exaustivas ou depressão. Pensando nestes aspectos de um ambiente de trabalho, é importante que haja interferência das vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental, assegurando os direitos dos trabalhadores a um ambiente seguro, estruturalmente adequado e que minimize os riscos gerados pela função desempenhada.
    Devem-se ser considerados todos os detalhes possíveis a fim de assegurar a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho. A manutenção do quadro de funcionários, para que todos realizem suas atividades em período adequado e com atenção, preparo e treinamento para realização dessas funções, equipamentos de segurança e proteção individual e instalações que sejam seguras são questões fundamentais para garantir a saúde do trabalhador.

    ResponderExcluir
  2. A Saúde do Trabalhador (ST) refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença.
    Nesse sentido, o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho; e não deve ser reduzido a uma relação monocausal entre doença e um agente específico; ou multicausal, entre a doença e um grupo de fatores de riscos presentes no ambiente de trabalho. É preciso considerar que a saúde do trabalhador também é influenciada pelas condições de vida das pessoas e são expressos entre os trabalhadores também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham. No entanto, seja pela alta demanda de entrega de resultados, ou por condições sociais que impactam a vida do funcionário, a saúde do trabalhador pode ficar em segundo plano na política de algumas empresas.
    Por isso, é fundamental a ação do Ministério da Saúde na promoção de políticas que dêem conta dessas necessidades, desenvolvendo a atenção integral a saúde do trabalhador, com para diminuir a morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

    ResponderExcluir
  3. Grupo: Carina Camargo, Mônica Dias, Sarah Eloá
    A vigilância em saúde do trabalhador (VISAT), visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora , pela conexão de ações que interfiram nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de produção atuais.
    Na aula vimos dois pequenos documentários sobre trabalhos insalubres, ou seja, é aquele trabalho realizado em condições que sujeitam o trabalhador a agentes nocivos à saúde além dos limites tolerados, seja por sua natureza, intensidade ou tempo de exposição, no caso o trabalho apresentado nos documentários foram, na profissão de pessoas que trabalham em redes de alta tensão, um trabalho arriscado, que demonstrou uma grande despreocupação em relação aos trabalhadores por parte das empresas, ocasionaram-se mortes durante o trabalho, de trabalhadores jovens e com famílias, mortes que poderiam ser evitadas se houvesse mais escuta dos trabalhadores, mais planejamento e mais segurança no trabalho. Mesmo com as mortes e acidentes que deixaram alguns trabalhadores amputados e sem condições para outros trabalhos, o serviço não é interrompido, a empresa apenas substitui o trabalhador por outro, como uma peça trocada, por uma nova. Ou seja, vidas não importam muito, o serviço e a vida não podem parar. A questão nem é se o serviço é interrompido ou não, mas dar aos profissionais ambientes e condições dignas para trabalhar e ser remunerados adequadamente pelo risco inerente que correm em suas profissões. Isso se chama dignidade. Porque precisamos entender que não é normal morrer no trabalho ou morrer trabalhando, por conta do excesso de trabalho ou doenças ocasionadas por ele. A área da Saúde é agente principal nesse cuidado, juntamente com um trabalho intersetorial e multidisciplinar, dialogando com outras esferas.
    A Renast é uma rede que articula o Ministério da Saúde e as secretarias da saúde dos Estados e Municípios, que visa a garantir a atenção integral a saúde do trabalhador, composta por CERET, que são centros regionais e estaduais de referência em saúde do trabalhador. Importante iniciativas para identificar, interferir e diminuir riscos de trabalho, melhores condições de trabalho, identificação e controle dos fatores de risco.

    ResponderExcluir